Flor de sabugueiro – estimulante do sistema imunitário

Flor de sabugueiro

Flor de sabugueiro é uma flor do arbusto de nome científico Sambucus nigra, espécie arbustiva com tamanho entre 2 e 4 metros pertencente ao género Sambucus da família Adoxaceae, existindo naturalmente na Europa e Norte da África, possui pequenas flores de cor branca e perfume agradável.

Conhecido como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho ou sabugueiro-negro, trata-se de uma planta medicinal, bastante utilizada no tratamento de gripes ou resfriados.

Propriedades e benefícios do sabugueiro

O sabugueiro contém propriedades cicatrizante, depurativa, diurética, laxante e sudorífera.

Devido às suas propriedades, esta planta traz os seguintes benefícios à nossa saúde:

  • Combate aos radicais livres – o sabugueiro possui quantidades significativas de substâncias antioxidantes, que ajudam a combater a ação maléfica dos radicais livres no organismo.
  • Melhora do sistema imunológico – Por ser rico em vitamina C, o sabugueiro pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Anti-envelhecimento – Os antioxidantes protegem as células e podem reduzir a degeneração celular, reduzindo os efeitos do envelhecimento, mantendo o corpo jovem e saudável;
  • Tratamento para gripes ou resfriados – O sabugueiro é indicado para auxiliar no tratamento de gripes, resfriados, febre, tosse e sintomas alérgicos. Também serve para tratar feridas, abcessos, problemas renais, hemorróidas, espasmos, queimaduras e reumatismo.

Chá de sabugueiro

As partes utilizadas desta planta são as suas flores, folhas e parte interna do caule.

Ingredientes:

– 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro;
– 1 xícara de água.

Preparação:

Adicione uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixe macerar por 10 minutos. Coe e tome três xícaras deste chá ao dia.

Efeitos colaterais e contra-indicações

Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir variadas reações alérgicas. Os seus frutos são tóxicos e não devem ser consumidos. O sabugueiro é contra-indicado para grávidas e lactantes.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.