É uma fibra solúvel altamente fermentável, já que sofre grande ação da microflora bacteriana saudável do intestino.
Além disso, é um estimulante do peristaltismo por aumento do volume fecal (fibra vegetal solúvel), isto é, na presença de água intumesce com formação de uma espécie de “gel” de expansão de volume.
Este gel não é absorvido, sendo um veículo de grande quantidade de água, alterando a consistência do bolo fecal.
A expansão de volume estimula o peristaltismo por distensão do cólon, sendo o deslizamento das fezes facilitado pela ação lubrificante do gel.
A sua designação em Latim é Cucurbita / Cucurbita pepo.
Planta herbácea anual, nativa, muito provavelmente originária da América Central e do México, muito cultivada, existindo muitas variedades hortenses.
Pertence à família das Cucurbitáceas, sendo utilizada as sementes.
É constituída de óleo gordo com glicéridos de ácidos insaturados, fitosteróis livres e combinados, gamatocoferol, proteínas, aminoácidos (cucurbitina), oligoelementos e pectinas.
Apresenta as seguintes propriedades:
• Sintomas urológicos associados à HBP;
• Na bexiga irritável;
• Cálculos renais;
• Ação diurética;
• Ação emoliente;
• Ação laxativa;
• Ação vermífuga.
O açafrão (Crocus sativus) é uma planta herbácea perene, originária do Mediterrâneo ocidental e tem sido usado na Medicina Tradicional Chinesa para tratar distúrbios do sistema nervoso.
O açafrão possui na sua composição o picrocósido que tem ação digestiva e eupéptica e o safranal que é estimulante do sistema nervoso.
O açafrão (Crocus sativus) é útil nos estados depressivos por estimulação cognitiva, em caso de stress, cansaço, ansiedade e ajuda a uma melhor saúde mental (Ver IridrafanTM).
O açafrão (Crocus sativus) também é útil nos processos de emagrecimento por controlo do sistema nervoso e consequente redução na frequência da fome.
O fruto da palmeira de açaí (Euterpe oleracea Mart.), uma espécie que é nativa da região amazónica, tem sido objeto de muita atenção devido às suas propriedades antioxidantes e ao seu papel como “alimento funcional”.
Os estudos bioquímicos revelaram que o açaí é rico em fitoquímicos, especialmente polifenóis, tais como antocianinas, proantocianidinas e outros flavonoides.
Devido à sua composição, o açaí demonstra uma forte capacidade antioxidante, ação anti-inflamatória e antiproliferativa.
O açaí leva à melhoria da função endotelial, possui ação cardioprotetora, possui um efeito positivo nas condições crónicas como obesidade, diabetes, cancro e doenças neurodegenerativas.
A sua designação em Latim é Persea gratissima. Árvore originária da América Central, é cultivada nas regiões tropicais e subtropicais da África e da América.
Pertence à família das Lauráceas, sendo utilizado os frutos, as folhas e o óleo das sementes.
O fruto é constituído por glicéridos de ácidos gordos insaturados e saturados, fitosteróis, hidrocarbonetos de cadeia longa, tocoferol, carotenóides, sais minerais, vitaminas do complexo B, aminoácidos, aminas diversas, oses e poli-holósidos.
O óleo das sementes é constituído por óleo fixo, fitosteróis, esqualeno, tocoferóis, carotenóides e corantes.
As folhas são constituídas de óleo essencial, aminoácidos, flavonóides, glúcidos, taninos, sais minerais e um constituinte amargo.
Apresenta as seguintes propriedades:
Fruto e óleo essencial (topicamente)
Ação protetora e regeneradora da pele;
Evitam o envelhecimento da pele;
Útil em inflamações cutâneas (eczemas, ictiose, entre outras).
Muitas vezes no nosso sistema de saúde ocorre o tratamento dos sintomas e das consequências de doenças em vez do tratamento das causas.
Tratar as causas das doenças é uma forma muito eficaz de tratamento.
Esse é o tratamento que fazemos com a medicina do estilo de vida. Lê mais aqui…
Dra. Ana Steindorff Pinheiro
Autora: Dra. Ana Steindorff Pinheiro, médica fascinada com a medicina dos estilos de vida, pratica esta nova medicina em Berlim, na Alemanha, com visitas regulares e consultas em Lisboa, e por videoconferência. www.viapanacea.eu
Segundo a entidade governamental brasileira o vendedor do produto não teria as condições necessárias para o comercializar e por isso proibiu a sua comercialização e divulgação.
Podem confirmar no documento em cima se procurarem pela resolução em baixo indicada.
RESOLUÇÃO-RE Nº 400, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017
Enquanto esta proibição estiver decretada não será possível obter o chá por nenhum meio oficial, que de qualquer forma os que eu conhecia nunca o tiveram.
A planta Unha de Gato também conhecida como Herinha é uma planta que cresce em forma de trepadeira formando arbustos trepadores.
Os incas foram os responsáveis pela inclusão desta planta na medicina alternativa, por terem sido o primeiro povo a utilizar-se da mesma para este fim a partir de seus princípios ativos.
De folhas verdes claras com espinhos levemente curvados, assemelhando-se a unhas de gato, o seu caule de cor avermelhada e creme pode armazenar água em seu interior para suprir suas próprias necessidades.
A unha de gato possui propriedades anti-inflamatória e reativadora da imunidade e pode ser usada na mitigação de amigdalite e artrite.
Para que serve?
Em caso de asma;
ajuda no alivio dos sintomas de artrite;
Ajuda sistema digestivo e problemas intestinais (gastrite);
Atua como potente anti-inflamatório, sendo utilizado em casos de osteoartrite e reumatismo;
Ajuda no alivio dos sintomas de infeções devido ao seu poder de melhorar a imunidade do indivíduo;
Amenizar os efeitos da quimioterapia (tratamento que deve ser feito em casos de tumores);
Caso de herpes simples;
Diabetes;
Sinusite;
Viroses;
Pode ser comprada em muitas lojas de produtos naturais e seu nome cientifico é Uncaria Tomentosa.
A unha de gato se usada em altas doses pode causar diarreia, náuseas e prisão de ventre.
Por não ter encontrado nenhuma imagem sem direitos de autor que pudesse publicar no site deixo aqui uma ligação para o google onde podem ver várias imagens da planta.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkLer mais